terça-feira, 7 de junho de 2011

Meninas Superpoderosas ou Supertenebrosas?

Esse desenho tem sido um fenômeno entre as crianças e principalmente entre as meninas. Seu nome é "Meninas Superpoderosas" ou "The Powerpuff Girls" em Inglês. A história dessas garotinhas parece fantástica e até sem muita malícia, até quando observamos melhor do ponto de vista espiritual e descobrimos sua sútil malignidade.

Essas três garotas foram criadas por um cientista chamado Professor, que segundo dizem, misturou açúcar, condimentos e tudo de bom na fórmula, será mesmo verdade? Alguns dizem que elas são meninas amáveis, simples e até normais, que freqüentam a escola e brincam como toda criança de sua idade.

Mas toda vez que algum vilão ameaçador entra em ação e põe em risco a paz da cidade de Towsville, o prefeito entra em contato com elas que prontamente saem voando para cumprir o dever: Combater o mal!.

A luta contra o mal é algo normal em qualquer desenho, filmes, novelas e etc. É sempre o mesmo pano de fundo, o mal se levantando, o bem sorfrendo, e depois, de algum tempo, muitas vezes sai triufante no final. A questão quanto a esse desenho, não trata-se dessa batalha que até nós mesmos, seres reais enfretamos, mas sim, alguns elementos distintos e sutilmente apresentados que miniminiza a presença ou figura do mal.

Principais personagens


Nome original: Bubbles (Lindinha em Portugues, e Búrbuja em espanhol)
Idade: 5 anos.
Ingrediente predominante: açúcar.
Super poder: falar com esquilos e voa.
Aparência: cabelos loiros com duas maria-chiquinhas, olhos e vestido azuis.
Posição: A nenêzinha das Meninas Super Poderosas
Personalidade: tem medo do escuro, é muito mais sensível e às vezes é bem chorona. É doce, inocente e meiga mas também é corajosa e muito observadora. De vez em quando apanha da irmã Docinho, que é meio mal-humorada. Não consegue dormir sem seu bichinho de pelúcia um polvo.
Hobbies: gosta de colorir com lápis de cera e de voar. Gosta de flores e borboletas, de bichinhos e de sorvete com bolo.


Nome original: Buttercup (Docinho em portugues e Belloja em espanhol)
Idade: 5 anos.
Ingrediente predominante: condimentos (pimenta).
Super poder: tem visão de raio-X e voa.
Aparência: cabelos pretos, vestido e olhos verdes.
Posição: A durona das Meninas Super Poderosas.
Personalidade: é a mais durona e que gosta de lutar. É brava e pode ser um pouco rude às vezes, principalmente com sua irmã, Lindinha. É agressiva mas por dentro é um docinho.
Hobbies: gosta de tocar contrabaixo, jogar futebol e video games, assistir filmes de terror e lutar com monstros e criminosos.


Nome original: Blossom. (Florzinha em portugues e Bombón em espanhol)
Idade: 5 anos.
Ingrediente que predomina: tudo de bom.
Super poder: assopra ar congelante e voa.
Aparência: cabelos ruivos com um enorme laço vermelho no alto da cabeça.
Posição: irmã mais velha e líder das Meninas Super Poderosas.
Personalidade: inteligente e esperta, é a mais sensata do grupo e gosta de organizar as coisas. É brava, (mas muito justa), ás vezes é um pouco egoísta (mas gentil na maioria das vezes) e muito confiante em si mesma.
Hobbies: gosta da escola, de estudar matemática e ciências, de ir a festas na praia, piqueniques, cinema e museus.

 

Princípios equivocados e distorcidos


Apresentam conceitos totalmente equivocados do padrão dos super herois bíblicos que ensinamos aos nossos juvenis e adolescentes através da Bíblia. Lembrando que tais personagens são assistidos (na maioria) por crianças de faixa etária de 4 a 11 anos, as quais, estão formando seus conceitos em harmonia com as orientações dos pais, igreja e sociedade.


1) Defender o mundo - Mas em Salmos 127:1 diz: "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham as que edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela"; e em Salmos 33:12 "Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor".

 2) Meninas das paz - João 14:27a disse Jesus: "Deixo-vos a minha paz, a minha paz vos dou". E quando estamos em Cristo, passamos a ter paz "Tenho-vos dito isto para que em mim tenhais paz" - João 16:33a.

3) São tratadas como deusas - Moisés disse em Êxodo 18:11 "Agora sei Senhor que tú és o maior dos deuses"; "Não terás outros deuses diante de mim" - Exôdo 20:3; "De outros deuses não fareis menção" - Exôdo 23:13.

4) Combatem o mal - "Pois o Senhor, vosso Deus, é o que vai convosco, a pelejar contra os vossos inimigos, para salvar-vos" - Deuteronômio 20:4; "O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio" - Salmos 46:7,11.

Sabemos que os seres humanos enfrentam diariamente as adversidades, mas nosso refúgio, fortaleza e segredo da vitória, é que não estamos sozinhos, mas sim, Deus está lutando ao nosso lado.

O poder não vêm de mim mesmo, mas Daquele que confio e permito que lute por mim. Aceitá-las como a solução de meus problemas, é sim, elevá-las a uma posição de igualdade com Deus conforme vimos nos textos acima mencionados.

Como não bastasse, um dos inimigos das "Meninas Superpoderosas" chama-se "Ele" (em inglês HIM). Não é dado um nome... o chamam apenas de "Ele" fazendo claramente a menção ao diabo, sem que o seja assim identificado.

Você têm medo do mal?
"Ele", trata-se da criatura mais perversa do mundo. Quer destruir as meninas para poder espalhar sua maldade sem obstáculos. Entretanto, não é visto como uma figura sinistra que cause arrepios ou pavor. Muito pelo contrário, é normal ver as crianças assistindo suas ações, seus trejeitos e movimentos e acharem engraçado um ser dessa natureza agir assim.




Parece um ser androgêno, uma mistura de Lady Gaga com um caranguejo. Não há definição se trata de um homem ou mulher, mas mostra claramente que a maldade é latente em sua vida diária.

Sua face é característica a apresentada pela tradição cristã do diabo como um ser vermelho de orelhas ponteagudas e cavanhaque.


Note a semelhança entre esse personagem do desenho com as imagens popular de Satanás.















Os pais lutam através de uma boa educação cristã, levando seus filhos a igreja, colocando-os no Clube de Aventureiros e de desbravadores, mas se permitam que vossos filhos fiquem assistindo tais desenhos como o que estamos apresentando, parte do esforço na educação é desperdiçada.

Em um desenho aparentemente inocente, aparece o próprio Satanás. E sabemos como cristãos que ele veio com grande fúria para destruir os moradores da terra, álias ele é que "anda bramando como leão e buscando a quem possa tragar" - I Pedro 5:8.

Não se deixe enganar pela aparente inocência, pois no fundo há o desejo de destruição.

Um abraço,
Sidney


Veja também nas seguintes línguas:
The Powerpuff girls or super dangerous
Las chicas superpoderosas o super peligrosas

11 comentários:

  1. Que é isso, cara? Você editou a imagem e pôs num fundo de fogo e terror. Agora me digam, dentro de quem está o verdadeiro mal?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que justamente na sutileza de uma película aparentemente inocente possa ser o meio pelo qual o mal possa encontrar... e agir... não forma escancarado... mas sutil.
      Obrigado pelo seu comentário... respeito vossa posição.
      Um abraço

      Excluir
  2. Concordo plenamente com você Sidney, eu tenho 15 anos, mas lembro-me da minha infância assistindo a este desenho, lembro-me que sempre tinha medo quando aparecia "Ele", e que imediatamente colocava minha TV no mudo e fechava meus olhos para que não o ouvisse falar e não ao menos o visse, isso me deixou com um certo trauma, se é que podemos chamar assim. Um abraço, amei seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado... valeu mesmo pelo seu testemunho!!
      Um abraço

      Excluir
    2. vc era uma criança retardade
      :)

      Excluir
    3. Tu q é retardado,toda criança tem um medo.Esse era o dele,e na verdade eu acho q tu só queria comentar qualquer coisa ou se achar

      Excluir
  3. Mas pense bem. As meninas super poderosas ensinao que o mal deve ser combatido. se aquela personagem é o diabo, entao o desenho é do bem, porque, para vcs cristaos, pensem: as meninas sao deus, e o enimigo o diabo, entao, em todos os episodios, elas o derrotam, demonstrando assim que deus é mais forte que o diabo. nao sou crista~, na verdade sou ateia, mas tenho todo o respeito por outras religioes, ao contrario de vcs, cristãos, que as vezes, ficam xingando de nos ateus e outros, se achando os caras. vcs nao sao melhores que ninguem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não ficou bem claro para você o que quis expressar através desse artigo... não estou falando mal de tua filosofia ou demais crenças, muito pelo contrário, minha preocupação é com professos cristãos que acham que tudo que é apresentado na caixa mágica da televisão deve ser aceito. Para nós cristãos há uma única base de fé, que é a Bíblia, e esta não se harmonisa com conceitos apresentados no desenho das Garotas Super Poderosas. Você pode discordar, e não teremos como chegar a um acordo, pois tua base de fé é distinta da minha.
      Um abraço e obrigado pela sua sinceridade!

      Excluir
    2. Olhe sofia voce pode estar certa por um ponto ,o problema e que voce esta nos generalizando nem todos nos somos arrogantes se coisa que o cristianismo prega e a humildade embora muitos nao sigam a risca

      Excluir
  4. HAHAHA que coisa rídicula, respeito MUITO as pessoas que têm e seguem uma religião, mas pessoas fanáticas, ao ponto de começar a achar pelo em ovo, é patético

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é seu direito de expressar o que acha, e ao contrário do que você possa pensar, penso e respeito a opinião das pessoas, mas não têm como abrir mão daquilo que é claro e para mim evidente.
      Um abraço e obrigado pela sua contribuição!

      Excluir