Voz Juvenil 2012 - Estamos preparando a 2013

Conforme prometemos, abaixo segue o programa da Voz Juvenil de 2012 com sugestões dos sermões e idéias criativas para a execução do mesmo. E no segundo semestre lançaremos o material sugestivo para a Voz Juvenil 2013 entitulada: "Na contra-mão do mundo".
Clube Pérola Negra

Voz Juvenil 2012
Tema: “Heróis da Fé – (nome do personagem)”

RECEPÇÃO
Organizar uma alegre e bonita recepção a fim de dar as boas vindas e conduzir os amigos que nos visitam a lugares disponíveis na nave da igreja. Todos os amigos visitantes deverão ter os seus nomes anotados, bem como, registrado telefone (celular) e e-mail de contato, para que no decorrer da semana possam ser enviado aos mesmos, mensagens para assistirem o nosso próximo programa. Deixe uma equipe responsável somente para isso.

INTRODUÇÃO
Todas as noites a introdução será a mesma, ressaltando a galeria dos Heróis da Fé mencionada em Hebreus 11, bem como, a definição Bíblica sobre a fé. Ela pode ser através de uma narração com as luzes apagadas no horário exato de início. Tempo: 1 minuto.

TRANSIÇÃO
Não deve haver intervalos entre a introdução e a transição, ou seja, logo após o término da introdução, já entra a encenação, a qual deve ser curta, caracterizada e bastante objetiva quanto ao tema abordado durante a noite. Acenda as luzes nesse momento, e mostre com poucas falas quem é o personagem a ser estudado. Tempo: 3 minutos.

MENSAGEM MUSICAL
Não deixe criar intervalos entre um tópico e o outro, por isso, quando a encenação terminar a pessoa previamente escolhida para a mensagem musical assume a frente para a apresentação. Tente escolher músicas que leve o público ao tema da noite, ou que faça referência ao personagem. Evite músicas ritmadas, pois a mensagem musical terá o papel de preparar o espírito do adorador para a mensagem. Tempo: 4 a 5 minutos.

DESENVOLVIMENTO
1 - Conhecendo a História – Será contado em poucas palavras a história central que fez com que o personagem fizesse parte da galeria dos heróis da fé. Tempo: 3 a 4 minutos.
2 – Conhecendo o personagem – São tópicos de reflexões sobre sua história, ou episódio relacionado com a sua demonstração de fé. Tempo: 3 minutos.

ILUSTRAÇÃO
Apresentar uma ilustração associada com a principal lição com o personagem. Há vários livros e até mesmo, sites como, por exemplo: ADVIR que possuem excelentes materiais. A maior sugestão é utilizar ilustrações projetadas e dessa forma reforçar a história ilustrativa. Tempo: 5 a 7 minutos.

MENSAGEM MUSICAL (Apelo)
Mas uma vez não deixe criar intervalos entre um tópico e o outro, por isso, quando acabar a ilustração a pessoa previamente escolhida para a mensagem musical assume a frente para a apresentação. Essa música é de apelo, pois será instrumento facilitador para o apelo que virá em seguida. Tempo: 4 a 5 minutos.

CONCLUSÃO
Aplicação, conclusão e apelo quanto a principal lição extraída do personagem em estudo. Estudar em cada uma das noites uma forma diferente de apelo, por exemplo: ficarem em pé, levantarem as mãos, irem à frente, fecharem os olhos e orarem e etc... É uma forma interessante, pois a programação torna-se bem criativa, diversificada e concisa quanto a sua objetividade concluindo com um apelo de reforma de estilo de vida a semelhança dos Heróis da Fé. O término será sempre com a frase “O Grito da Vitória”. Tempo: 4 minutos.

LEMBRANÇAS
No término da mensagem quando o(a) orador(a) desloca junto à porta para despedir dos membros da congregação, uma equipe (que pode ser a mesma da recepção), entrega uma lembrança temática sobre o personagem em estudo, bem como, convida a todos a visitarem a sala de exposição (a qual terá um livro de visitantes). Isso fará com que o trabalho realizado pelos desbravadores não seja menosprezado. A lembrança pode ser algo simples, elaborado pelos próprios desbravadores, ou peças adquiridas desde que estejam em conformidade ao tema da noite.

EXPOSIÇÃO
A cada noite será elaborada após a apresentação do tema da Voz Juvenil, uma exposição de assuntos co-relacionados ao personagem em questão, desta forma, há uma maior interação entre o público e os desbravadores que colocarão esses materiais em exposição. Conforme citado acima, o clube deverá providenciar um livro de registro para que as visitas (membros da igreja ou não) possam assinar. Desta forma, o clube manterá um histórico de pessoas que participaram ativamente da Voz Juvenil do clube. Tempo: 15 minutos.


Voz Juvenil 2012
1 - Heróis da Fé – Abel
Exposição sobre Doutrina do Santuário

INTRODUÇÃO
O segredo do Sucesso na vida dos 16 heróis e heroínas da Bíblia é definido em Hebreus 11:1 - “Fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”.

TRANSIÇÃO
(Encenação sobre o episódio da vida de Abel com Caim).

DESENVOLVIMENTO
1 - Conhecendo a História (Narrar à história de sacrifício de Caim e Abel).
2 – Conhecendo Abel
 Abel não se destacava por suas qualidades naturais, pelo fato de ser um pastor de ovelhas, mas sim, pelo fato de ser uma pessoa que confiava plenamente em Deus.
 Sua confiança o fazia enxergar coisas do mundo invisível.
 Conseguia ver que um simples e meigo cordeirinho, representava o amor e ação de Deus para com a humanidade. Por isso, seu ato de sacrifício daquele animal, demonstrava sua fé no Cordeiro de Dês que viria a esse mundo.
 Abel não foi morto por causa de sua fé, mas sim, morreu com ela. Àqueles que confiam plenamente jamais culpa a Deus pela tragédia de suas vidas, muito pelo contrário, enxergam as recompensas eternas pelos olhos da fé. A fé não morre com o crente, ela permanece com ele até a Volta de Jesus.

ILUSTRAÇÃO
Verificar uma história de um mártir que perdeu a sua vida pela fé em Cristo.

CONCLUSÃO
A história de Abel na Bíblia é curta, mas não impede de nos transmitir uma importante lição. A Bíblia diz em Hebreus 2:4 “O Justo viverá pela sua fé”, e não, que ele morrerá com ela.
Como está a sua fé? Firme e forte naquele que te criou e te salvou?
Caim permaneceu vivo, mas morto em sua fé, porém, Abel mesmo morto, permanece vivo até hoje a sua história de fé.
Seja um Abel moderno, seja um herói da fé... E proclame assim o “O Grito da Vitória”.


Voz Juvenil 2012
2 - Heróis da Fé – Enoque
Exposição sobre Volta de Jesus

INTRODUÇÃO
O segredo do Sucesso na vida dos 16 heróis e heroínas da Bíblia é definido em Hebreus 11:1 - “Fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”.

TRANSIÇÃO
(Encenação sobre o episódio da vida de Enoque quando Deus o chama).

DESENVOLVIMENTO
1 - Conhecendo a História (Narrar à história de vivência de Enoque com Deus).
2 – Conhecendo Enoque
 Tudo era normal na vida de Enoque. Nasceu, cresceu, namorou, noivou, trabalhava, casou, teve filhos... Tudo isso era comum, assim como é normal em nossa vida. Porém, havia um fato que o destacava dos demais, o fato de ser uma pessoa que andava todo o instante com Deus.
 Enoque vivia a sua vida certo da presença física de Deus ao seu lado.
 Desde o simples fato de escolher uma roupa para vestir, ou escolher palavras a serem proferidas quando o filho fazia travessura, ele transparecia a presença de Deus. Por isso, o fato de Deus ter levado para junto de si a Enoque, demonstra o amor que Deus tem por aqueles que andam com Ele por meio da fé.
 Enoque permanece hoje vivo, pois a sua fé o fez ser um vitorioso. Andar com Deus é a maior demonstração de aceitação do ser superior, como também, a certeza que um daí iremos ser levados por Deus para morar com Ele por toda a Eternidade. A fé é o elemento de preparo para a Volta de Jesus.

ILUSTRAÇÃO
Verificar uma história de companheirismo, quem sabe do cachorro japonês que ao perder o dono, permaneceu na estação até o dia de sua morte.

CONCLUSÃO
A história de Enoque na Bíblia também é curta, mas não impede de nos transmitir uma importante lição. “A maior experiência de uma criatura e poder andar com o seu criador”.
Você anda com Deus? Em tudo que você faz têm a certeza de Deus está presente?
Todos os descendentes imediatos de Enoque estão mortos, mas ele não apenas está vivo como seu exemplo de fidelidade para com Deus é contada até os dias de hoje.
Seja um Enoque moderno, seja um herói da fé... E proclame assim o “O Grito da Vitória”, quando Deus vier lhe buscar.


Voz Juvenil 2012
3 - Heróis da Fé – Sara
Exposição sobre Gestação milagre da Vida

INTRODUÇÃO
O segredo do Sucesso na vida dos 16 heróis e heroínas da Bíblia é definido em Hebreus 11:1 - “Fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”.

TRANSIÇÃO
(Encenação sobre o episódio da vida de Sara quando Deus fala que seria mãe).

DESENVOLVIMENTO
1 - Conhecendo a História (Narrar à história de Sara quanto à gravidez na velhice).
2 – Conhecendo Sara
 O sonho das mulheres no oriente antigo era o fato de ser mãe, e, sobretudo, gerar um menino, o qual daria seqüência na administração da posse da família. Esse sonho virou primeiramente esperança quando casou com Abraão, e depois descontentamento quando não conseguia engravidar, e por fim, conformismo, quando sabia que a gravidez jamais ocorreria.
 Nada é impossível para Deus quando por meio da fé acreditamos em suas promessas.
 A concretização de fatos pelo meio da fé é a certeza que Deus está do nosso lado, auxiliando em nossas necessidades.
 Sara passou a acreditar quando todos duvidavam. Ela sentia os enjôos típicos da gravidez quando todos achavam que era um fator psicológico. Sua barriga crescia, quando todos acreditavam que poderia ser uma grave doença. Andar e confiar em Deus às vezes é lutar contra a maré, é ir à contra mão de todo um mundo.
 A história de fé de Sara é um exemplo para nós hoje, de que andar com Deus através dos passos da fé é caminhar no fluxo contrário dos pensamentos e ações humanas.

ILUSTRAÇÃO
Verificar história de uma pessoa que andou no caminho do mundo, diante dos holofotes da fama e do dinheiro e depois voltou para Deus.

CONCLUSÃO
A história de Sara nos transmite uma importante lição. “Andar em conformidade ao mundo é desprezar o caminho da fé que Deus nos apresenta para sermos salvos e morarmos com Ele?”.
Você anda em conformidade ao mundo ou a Deus?
Enquanto Sara pensava conforme o modo das pessoas do mundo, ela não pode enxergar o caminho da fé. Mas quando ela entendeu isso, sua vida foi radicalmente transformada com um dos maiores milagres, o nascimento de um filho em avançada idade.
Deus quer fazer também um milagre em sua vida... Seja uma Sara moderna e proclame o “Grito da Vitória”.


Voz Juvenil 2012
4 - Heróis da Fé – Raabe
Exposição sobre Jericó

INTRODUÇÃO
O segredo do Sucesso na vida dos 16 heróis e heroínas da Bíblia é definido em Hebreus 11:1 - “Fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”.

TRANSIÇÃO
(Encenação sobre o episódio da vida de Raabe quando a esconder os vigias).

DESENVOLVIMENTO
1 - Conhecendo a História (Narrar à história de Raabe quanto ao fato de esconder os vigias e desfecho do fato).
2 – Conhecendo Raabe
 Raabe foi um exemplo de uma pessoa que vivia na contramão das orientações de Deus. Vendia o seu corpo para a satisfação de prazeres de homens. O matrimônio, algo santo constituído por Deus era constantemente deturpado por ela devida a sua ação impura. Mas isso mudou quando ela conheceu a Deus e a Sua vontade para a vida dela.
 A fé em Deus transforma o ser humano. Através da fé em Deus, o ser humano tem o seu pecado removido e passa a ser uma nova criatura. Jericó talvez não pudesse enxergar dessa forma, mas assim, Raabe era vista por Deus, quando pela fé o seguiu.
 Raabe não é lembrada pela história como uma prostituta que vendia o corpo pelos becos de Jericó, mas sim, por ser uma mulher que ao conhecer a Deus, teve sua vida transformada ao ponto de fazer parte da genealogia do próprio Jesus.
 A maior transformação é àquela feita por meio da fé em Deus.
 A história de fé de Raabe é um exemplo para nós hoje, de que não importa como estamos diante de Deus, mas quando vamos até Ele com os passos e olhos da fé, temos nossa vida totalmente transformada.

ILUSTRAÇÃO
Verificar história de pessoas que foram verdadeiramente transformadas ao aceitar a Jesus mediante a fé.

CONCLUSÃO
A história de Raabe nos transmite uma importante lição. “Se não ando com Deus hoje, ainda há tempo para fazê-lo. E não importa a forma que me encontro para encontrar com Ele, através de minha fé Nele, serei verdadeiramente transformado”.
Como você se encontra? Longe, afastado e no pecado? Saiba que há oportunidade de restauração.
Diante os olhos humanos, a bonita cidade de Jericó foi destruída, enquanto a desprezada prostituta Raabe fora salva, mas diante os olhos de Deus, àqueles que não se rendem ao convite de amor divino recebem as suas conseqüências, enquanto, àqueles que se arrependem e andam por meio da fé são salvos e transformados para habitar com Cristo para todo o sempre.
Deus quer transformar você também... Seja uma Raabe moderna e proclame o “Grito da Vitória”.


Voz Juvenil 2012
5 - Heróis da Fé – Gideão
Exposição sobre Guerras

INTRODUÇÃO
O segredo do Sucesso na vida dos 16 heróis e heroínas da Bíblia é definido em Hebreus 11:1 - “Fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”.

TRANSIÇÃO
(Encenação sobre o episódio da vida de Gideão e o combate épico).

DESENVOLVIMENTO
1 - Conhecendo a História (Narrar à história de Gideão e sua épica batalha).
2 – Conhecendo Gideão
 Gideão é mencionado nessa galeria de heróis espirituais não porque foi 100% perfeito, excepcionalmente piedoso durante toda a vida, super-santo, mas porque confiou em Deus e em Suas promessas. Ele estava voltado para o futuro. Era motivado pela convicção de que o que Deus tinha dito aconteceria. Ele confiava.
 A fé em Deus faz com que o homem possa arriscar a sua própria vida, pois ele simplesmente confia.
 Gideão poderia desanimar ou abandonar a sua missão como comandante de batalha, ao ver o grande número de soldados que iam sendo dispensados diante das provas de Deus. Mas isso é apenas uma forma de exercitar ainda mais a fé Naquele que tudo sabe, e que disse que tudo daria certo.
 Ele acreditaria na ação divina mesmo se Deus lhe pedisse para lutar sozinho. Isso não é suicídio, e sim, confiança plena naquele que sabe de todas as coisas e têm o controle do universo.
 A história de fé de Gideão é um exemplo para nós hoje, de que Deus luta sempre ao nosso lado, não havendo inimigo que não possa ser destruído.

ILUSTRAÇÃO
Verificar a certeza na vida de pessoas de que Deus estava sempre ao lado delas.

CONCLUSÃO
A história de Gideão nos transmite uma importante lição. “O invisível e distante torna-se realidade quando Deus está lutando ao nosso lado”.
Muitos lutam sozinhos, e quando perdem questionam a Deus. Está você lutando sozinho? Ou, consegue você ver o exército de anjos que Deus têm mandado para te ajudar diante o seus problemas?
No campo de batalha a última coisa que ocorreu, foi o fato de Gideão ter proclamado o “Grito da Vitória”. Na nossa vida isso não é diferente, estamos em uma luta diária, em uma batalha sangrenta, e Deus está lhe dizendo hoje que assim como Gideão foi vitorioso, nós também seremos... Seja um Gideão moderno e proclame também o “Grito da Vitória”.


Voz Juvenil 2012
6 - Heróis da Fé – Sansão
Exposição sobre Fisiculturismo

INTRODUÇÃO
O segredo do Sucesso na vida dos 16 heróis e heroínas da Bíblia é definido em Hebreus 11:1 - “Fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”.

TRANSIÇÃO
(Encenação sobre o episódio da vida de Sansão basicamente sobre a sua morte).

DESENVOLVIMENTO
1 - Conhecendo a História (Narrar à história de Sansão e sua morte).
2 – Conhecendo Sansão
 O desenvolvimento de musculatura física, não significa que há desenvolvimento mental. Pessoas que se encontram musculosas fisicamente, podem estar atrofiadas mentalmente, e fraquíssimas espiritualmente.
 A força de Sansão provinha de Deus, mas quando, deixou com que o seu lado humano sobressaísse à vontade divina, Sansão achou que poderia controlar a sua força. A tragédia humana é achar que sem Deus nós podemos fazer tudo.
 Sansão teve que mudar o seu pensamento quando sua força física tinha ido embora, voltou a confiar em Deus, a depender Dele, e por isso, sua força fora restabelecida.
 A história de fé de Sansão é um exemplo para nós hoje, se ele foi perdoado, temos esperança de também sser.

ILUSTRAÇÃO
Verificar história de pessoas que confiaram no seu próprio poder e se afastaram de Deus.

CONCLUSÃO
A história de Sansão nos transmite uma importante lição. “A fé é a vitória que vence o mundo e a todos os inimigos de Deus”.
A fé é uma roupagem de guerra para que os filhos de Deus possam sair vitoriosos em meio aos ataques de Satanás. Tem você essa roupa?
Sansão perdeu a sua vida acreditando por meio da fé que Deus restabeleceria a sua força, e por isso, seu nome fora colocado no quadro de Heróis da Fé.
Está você perdendo a sua força? Deve ser pelo fato de estar lutando sozinho, confiando em suas próprias conclusões. Confie em Deus, que Ele renovará sua força e você certamente proclamará o “Grito da Vitória”.


Voz Juvenil 2012
7 - Heróis da Fé – Samuel
Exposição sobre Profetas (antigos, modernos e falsos)

INTRODUÇÃO
O segredo do Sucesso na vida dos 16 heróis e heroínas da Bíblia é definido em Hebreus 11:1 - “Fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”.

TRANSIÇÃO
(Encenação sobre o episódio de chamado do menino Samuel).

DESENVOLVIMENTO
1 - Conhecendo a História (Narrar à história do nascimento ao chamado de Samuel).
2 – Conhecendo Samuel
 Filhos de pais tementes não se tornam tementes automaticamente. A fé não é passada hereditariamente, ela é uma experiência única e individual do ser humano com Deus.
 Samuel teve sem dúvida alguma a oportunidade de presenciar em sua mãe a fé em Deus. Assim, aprendeu que pela fé, podemos desfrutar as coisas desejadas que se esperam, mas ainda não possuídas.
 A fé verdadeira e viva é dinâmica, gera bons frutos. São frutos de fé. Tanto a fé como o amor é mais bem compreendido observando-se seus resultados.
 Samuel viveu nos tempos do Antigo Testamento, não tiveram o exemplo supremo de Cristo para imitar e reproduzir na vida, mas nem por isso, não deixou de ser como Jesus no caráter.
 Ele nos ensina como também podemos ter uma excelente fé:
     a) Leitura das Sagradas Escrituras - João 20:30-31;
     b) A pregação da Palavra - João 14:20;
     c) Em ouvir o evangelho - Atos 15:7.
 A fé nasce como conseqüência de uma dessas três forças: leitura e pregação da Bíblia e ouvir o evangelho. E tendo como base a Palavra de Deus ela só tem como produzir bons frutos, boa obras.

ILUSTRAÇÃO
Verificar história de pessoas que confiaram plenamente em Deus.

CONCLUSÃO
A história de Samuel nos transmite uma importante lição. “A fé renasce da leitura e pregação da Palavra de Deus, bem como, do ouvir o Evangelho”.
Como está a sua fé? Você tem lido a Palavra de Deus? Têm pregado? Têm ido a Igreja para ouvir a pregação do evangelho?
Samuel foi um exemplo em sua época por viver tudo isso. Quer ser um exemplo nos tempos modernos? Quer testemunhar de Deus aos outros através de sua fé? Então seja como Samuel e já proclame pela fé o “Grito da Vitória”.


Voz Juvenil 2012
8 - Heróis da Fé – Davi
Exposição sobre Reis de Israel

INTRODUÇÃO
O segredo do Sucesso na vida dos 16 heróis e heroínas da Bíblia é definido em Hebreus 11:1 - “Fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”.

TRANSIÇÃO
(Encenação sobre o episódio do duelo de Davi com Golias).

DESENVOLVIMENTO
1 - Conhecendo a História (Narrar à história do enfrentamento de Davi com Golias).
2 – Conhecendo Davi
 A definição Bíblica sobre fé é “a convicção de fatos que se não vêem”, porém, Golias era real. Seu tamanho de quase 3 metros de altura era visto a distância. Davi teria que acreditar na ação de Deus, pois Golias era um fato que se via.
 A confiança em Deus deve ser instruída aos filhos quando pequenos, isso ficou claro na história do profeta Samuel, e com Davi não fora diferente. Deus era presente em sua vida, pois com os olhos da fé, ele contemplava a força divina. Por isso, não temeu enfrentar um leão e o vencer. Foi com um coração entregue ao Deus do universo que também combateu um urso e o matou. Fé em Deus mesmo quando os fatos são vistos.
 É por isso, que Davi em nenhum momento temeu enfrentar o gigante que fazia tremer o m ais experiente dos soldados Israelitas.
 Davi nunca esteve sozinho... Ele nunca lutou sozinho... Sempre enxergava a presença de Deus, e acreditava no auxílio divino pelos olhos da fé.
 A história de fé de Davi é um exemplo para nós hoje, de quem confia plenamente na ação de Deus em sua vida.

ILUSTRAÇÃO
Verificar história de pessoas que confiaram plenamente em Deus.

CONCLUSÃO
Deus disse a Samuel que Davi era um homem conforme o Seu coração. Isso só é possível para aqueles que vivem pela fé, acreditam na ação divina, pessoas que andam com Deus, pessoas que mesmo tenha vivido em um determinado passado a falta de fé voltaram para Deus com arrependimento sincero e tornaram novas pessoas. Ser um homem conforme o coração de Deus somente é possível para aqueles que quiserem ter seus nomes na Galeria da fé.
Você quer que os anjos registrem seu nome no livro da Galeria da Fé? Entregue sua vida, seu coração e razão a Deus, e deixe que o Espírito Santo possa transformar seus hábitos a fim de sermos a semelhança daqueles homens e mulheres do passado.
Jesus quer lhe conceder a coroa da vitória, para isso, basta apenas seguir as importantes lições desses heróis da fé.
Assim como Davi após ter derrotado Golias, bradou o “grito da vitória”, você também poderá fazê-lo. Dê hoje, ou melhor, agora mesmo, por meio da fé o “Grito da Vitória”.

Sidney Fraga Alves
Diretor do Clube de Desbravadores Pérola Negra


Aguardem a Voz Juvenil 2013