sábado, 30 de julho de 2011

Os duendes Smurfs - Esoterismo disfarçado de diversão em seu lar


Os estrumpfes (no Brasil, smurfs, e também "strunfs" no início das publicações), ou Les Schtroumpfs em francês, são personagens criados pelo ilustrador belga Pierre Culliford (Peyo). Apareceram pela primeira vez em 1958, na história de Johan et Pirlouit, "A Flauta de 6 estrumpfes" (publicada no comic belga Spirou). Trata-se de pequenas criaturas azuis, semelhantes a duendes, que vivem em casinhas em forma de cogumelo, numa aldeia escondida no meio da floresta.

No Brasil, são conhecidos principalmente graças a uma série de desenhos animados produzida pela Hanna-Barbera Productions e transmitida por uma Rede de Televisão na década de 1980. Mas, antes disso, foram publicadas HQs.


Não obstante ao fato de que este desenho realiza uma "propaganda" da crença nos duendes e seres da floresta, conforme pregam algumas religiões européias, e que estão sendo largamente praticadas pelo nosso Brasil, através, principalmente, dos princípios do que se pode chamar "Nova Era" ou "New Age".
Papai Smurf (Papa smurf): O chefe da vila dos Smurfs e o segundo mais velho. Tem um barrete vermelho, ao invés do popular barrete branco dos outros Smurfs. Conhece alquimia melhor que Gargamel.

VAIDOSO é um personagem, divulgado como sendo do gênero masculino, tinha comportamento estranho, já que se preocupava de forma exagerada com a sua aparência física, falava em tom de voz suave, deixava transparecer fragilidade e fazia movimentos suaves quando andava. Isto tudo sem levar em consideração a maneira que se adornava sua casa.

SMURFETTE, originalmente a única Smurf feminina, foi criada por Gargamel como um plano de atrair os Smurfs para uma armadilha, mas Smurfete resolveu ficar para sempre com os Smurfs. Então paira uma pergunta, se a única presença feminina fora criada por Gargamel, como os Smurfs se reproduzem?

Existem outros, tais como:
  • Robusto (Hefty Smurf) o mais forte dos Smurfs, tem tatuagem de coração flechado no braço.
  • Gênio (Brainy Smurf) Smurf estudioso, aprendiz de Papai Smurf. É também o mais chato, sempre corrigindo os outros. Usa óculos.
  • Joca (Jokey): é o Smurf que prega peças; distribui presentes explosivos.
  • Ranzinza (Grouchy Smurf): é o reclamão. Sua opinião a respeito de qualquer assunto é: "Eu odeio (assunto)".
  • Preguiça: é o que vive dormindo.
  • Desastrado: é o que está sempre tropeçando e causando desastres.
  • Fominha: o guloso.
  • Gourmet: o cozinheiro. Usa gorro de chef e avental.
  • Habilidoso: inventor e conserta tudo. Usa lápis na orelha.
  • Assustado: o medroso.
  • Sujão: o que adora sujeira.
  • Harmonia: o músico, mas sem talento. Sempre com trompete.
  • Pintor: o pintor, usa paleta, avental de pintor e fala com sotaque francês.
  • Poeta: o que declama poesias.
  • Natural: o ranger. Usa pena no barrete.
  • Bebê Smurf: o bebê; foi entregue na vila por uma cegonha.
  • Fazendeiro: cultiva plantações.
  • Arquiteto: cria as casas de cogumelos dos Smurfs.
  • Vovô Smurf: o mais velho dos Smurfs, que retorna a vila depois de 500 anos de ausência.
  • Ninguem: um smurf que aparece apenas em um episódio, e não demonstra habilidade com nada, apesar dos inúmeros esforços de tentarem descobrir no que ele seria bom. Ao final do capítulo, ao salvar a vila de gargamel, passa a ser chamada de "alguém" .

A crença na existência, influência e ação dos duendes têm sido propagada também no Brasil, não apenas pelo desenho dos Smurfs que estará em cartaz nos cinemas de todo o mundo no mês de Agosto, mas sobretudo, por importantes personagens considerados como colaboradores da educação das crianças e adolescentes de nosso pais.

Xuxa vem influenciando toda uma geração de crianças e jovens. Cada ato, atitude, gesto, é imitado por muitos. Cada produto que Xuxa anuncia vende muito, empresas procuram aliar suas marcas à apresentadora. Ter Xuxa como garota-propaganda é sinônimo de muitas vendas.

Certa vez o Ex-Ministro da Saúde, José Serra, disse que Xuxa era um mau exemplo, por ter tido a sua filha solteira. Foi o suficiente para que a fala do ministro fosse veementemente retrucada. Ficou o dito pelo não dito.

É sabido que Xuxa contribui para um grande número de obras assistenciais e de caridade, das quais ela faz questão absoluta de não divulgar, o que é de certa forma e modo elogiável.

Muito já se disse a respeito das crenças e das práticas de Xuxa. Já se disse que ela fez pacto com o demônio, que ofereceu a sua vida como sacrifício, que é praticante de magia, que é isso ou aquilo. Mas ninguém nunca provou nada e tampouco não me lembro de ter visto qualquer desmentido da apresentadora ou mesmo da sua ex-empresária Marlene Matos.

Xuxa influenciou, influencia e certamente vai influenciar ainda mais por muitos anos crianças de todas as idades. Sabe-se que ela sempre foi voltada para o misticismo, e mais recentemente não faz força nenhuma para esconder isto de ninguém. Veja o vídeo abaixo:



Xuxa disse que os pequeninos costumavam aparecer no seu quarto durante a noite. As aparições só cessaram quando, ao contar a amigos que um dos duendes (do sexo feminino, segundo Xuxa) chorava ao lado da sua cama, ela recebeu a dica de que deveria alimentá-los. A apresentadora passou então a colocar comida sobre o balcão do quarto onde põe os duendes que ganha. "Coloco frutas, passas...", listou. "Eles sumiram"...

Mas o que são duendes?

Segundo o portal da Xuxa são "criaturinhas mágicas, espertas, travessas e muito inteligentes. Eles são espíritos da natureza e podem viver até mil anos, mas não aparentam a idade que têm. Eles trabalham muito para proteger as florestas e os animais e por isso o melhor lugar para encontrá-los é embaixo das árvores ou das plantas".

Outra definição é que são "Entidade fantástica ou espírito sobrenatural que se acreditava aparecer de noite nas casas, fazendo travessuras. Eles reproduzem indiferentemente o bem e o mal, porque não tem livre arbítrio e, por conseguinte, não tem responsabilidade. Quando se mostram aos humanos o fazem sob formas incompletas e fugidias. Não são condenados e nem culpados.
São gênios da terra e do solo, permanecem ligados a natureza e conhecem todos os seus segredos, por isso pode servir de guia e de conselheiro participa das forcas telúricas e é considerado como um velho deus da natureza. Atribuíram-se a ele virtudes mágicas, como a gênios ou demônios. Porque vivem no centro da terra, possuem ligações com o mundo dos mortos e freqüentemente são vistos como o "pequeno povo" do além. São não humanos".

A primeira descrição, digamos um tanto quanto simpática é do portal da Xuxa. A segunda de dicionários de símbolos e esoterismo. E propositadamente foram colocadas na seqüência para que você caro leitor veja as diferenças entre uma descrição e outra. Com sutilezas querem empurrar uma excrescência espiritual, maquiada de "bonitinha e simpática". Este procedimento é absolutamente nefando.

Não há como corroborar as afirmações acima; sem sombra de dúvida posso afirmar que o que Xuxa vê são demônios ao pé da sua cama, a exemplo de Carl Gustav Jung e o "irmão Filemom".

Pense nisso, ao forem tentados a alugarem o DVD do filmes do Smurfs.

Um abraço,
Clube Pérola Negra

Veja também em outras linguas:
Los Pitufos
The Smurfs

4 comentários: