segunda-feira, 6 de junho de 2011

Dragões - De mito a realidade em nossas vidas

Dragões ou dragos (do grego drákon, δράκων) são criaturas presentes na mitologia dos mais diversos povos e civilizações. A palavra dragão é originária do termo grego drakôn, usado para definir grandes serpentes, por isso as imagens co-relacionadas como animais de grandes dimensões, normalmente de aspecto reptiliano (semelhantes a imensos lagartos ou serpentes), muitas vezes com asas, plumas, poderes mágicos ou hálito de fogo e mero mito.

Em vários mitos eles são apresentados literalmente como grandes serpentes, como eram inclusive a maioria dos primeiros dragões mitológicos, e em suas formações quiméricas mais comuns. A variedade de dragões existentes em histórias e mitos é enorme, abrangendo criaturas bem mais diversificadas. Apesar de serem presença comum no folclore de povos tão distantes como chineses ou europeus, os dragões assumem, em cada cultura, uma função e uma simbologia diferentes, podendo ser fontes sobrenaturais de sabedoria e força, ou simplesmente feras destruidoras.

Origem dos mitos
Os Dragões talvez sejam uma das primeiras manifestações culturais ou mito criados pela humanidade.

Muito se discute a respeito do que poderia ter dado origem aos mitos sobre dragões em diversos lugares do mundo. Em geral, acredita-se que possam ter surgido da observação pelos povos antigos de fósseis de dinossauros e outras grandes criaturas, como baleias, crocodilos ou rinocerontes, tomados por eles como ossos de dragões.

Por terem formas relativamente grande, geralmente, é comum que estas criaturas apareçam como adversários mitológicos de heróis lendários ou deuses em grandes épicos que eram contados pelos povos antigos, mas esta não é a situação em todos os mitos onde estão presentes. É comum também que sejam responsáveis por diversas tarefas míticas, como a sustentação do mundo ou o controle de fenômenos climáticos. Em qualquer forma, e em qualquer papel mítico, no entanto, os dragões estão presentes em milhares de culturas ao redor do mundo.

Dragões na Mesopotâmia
Na antiga Mesopotâmia também havia essa associação de dragões com o mal e o caos. Os dragões dos mitos sumérios, por exemplo, frequentemente cometiam grandes crimes, e por isso acabavam punidos pelos deuses — como Zu, um deus-dragão sumeriano das tempestades, que em certa ocasião teria roubado as pedras onde estavam escritas as leis do universo, e por tal crime acabou sendo morto pelo deus-sol Ninurta.

E no Enuma Elish, épico babilônico que conta a criação do mundo, também há uma forte presença de dragões, sobretudo na figura de Tiamat. No mito, a dracena (ou dragã-fêmea) Tiamat, apontada por diversos autores como uma personificação do oceano, e seu consorte mitológico Apsu, considerado como uma personificação das águas doces sob a terra, unem-se e dão à luz os diversos deuses mesopotâmicos. Apsu, no entanto, não conseguia descansar na presença de seus rebentos, e decide destruí-los, mas é morto por Ea, um de seus filhos.

Para vingar-se, Tiamat cria um exército de monstros, dentre os quais 11 que são considerados dragões, e prepara um ataque contra os jovens deuses. Liderados pelo mais jovem entre eles, Marduk, que mais tarde se tornaria o principal deus do panteão babilônico (era o deus adorado por Nabucodonossor), os deuses vencem a batalha e se consolidam como senhores do universo.

Do corpo morto de Tiamat são criados o céu e a terra, enquanto do sangue do principal general do seu exército, Kingu, é criada a humanidade. O Dragão de Mushussu é subjugado por Marduk, se tornando seu guardião e símbolo de poder.

Embora, seja apenas uma lenda Mesopotânica, no final dos anos 90, baseada no famoso jogo de RPG foi criado o desenho "A caverna do Dragão", o qual fez um tremendo sucesso entre as crianças daquelas décadas.

Circularam na Internet um rumor de que o último episódio da série teria sido vetado por sua assombrosa revelação:
a) Na verdade, as personagens do desenho já estariam mortas desde o primeiro episódio, devido a um terrível acidente no carrinho de montanha russa no qual embarcaram (imortalidade da alma).
    

b) Os meninos teriam sido mandados ao Inferno, sendo o Mestre dos Magos e o Vingador as duas faces de um mesmo ser demoníaco, capaz de oferecer esperança e temor em um processo de crescente agonia psicológica (insinuação da existência física do inferno, e mais uma vez a conotação da imortalidade da alma).

Personagem Mestre dos Magos com cara angelical, porém controla o submundo no desenho.

Visão do "Vingador", deixa claro sua posição como mensageiro (pelo fato de possuir um cavalo e ser um anjo), bem como, sua face é maléfica e contém um par de chifres (sendo que um deles veio a cair).

Uma visão mais detalhada do Vingador, para quem tinha dúvida de sua fisionomia.

c) O dócil e aparente inocente unicórnio Uni seria um agente espião, eventualmente responsável por impedir os meninos de regressar ao seu mundo.


d) O dragão Tiamat possui o mesmo nome do dragão da mitologia mesopotâmica, seria apenas uma coincidência? Ou, um real desejo de interligar os conceitos pagãos as muitas crianças de fé cristã pelo mundo?


Se tudo isso não fosse suficiente, veja essa Hydra que levanta do rio, tente ver o número nela escrito "666".


Essa é uma realidade vivenciada por muitas crianças em todo o mundo a cada dia, através dos desenhos carregados de mensagens subliminares ou até mesmo aberta sobre a deturpação a respeito dos princípios cristãos claramente expressos através da Bíblia.

Dragão-de-komodo.


Existem também dragões verdadeiros no mundo real. Não se tratam realmente de dragões como nas concepções místicas comentadas acima, mas sim de diversos seres vivos que, por alguma semelhança qualquer, foram batizados assim em homenagem as estas criaturas mitológicas.

O dragão-de-komodo (Varanus komodoensis), um grande lagarto que pode chegar ao tamanho de um crocodilo, é um carnívoro e carniceiro encontrado na ilha de Komodo, no arquipélago da Indonésia, e ganhou esse nome devido à sua aparência, que remete aos dragões mitológicos. Acabou se tornando o mais famoso dragão vivente do mundo real.

É a maior espécie de lagarto que existe, possui em sua saliva bactérias mortais que tornam inútil a fuga de uma presa após levar uma mordida, pois sobrevém uma infecção rápida e letal que a mata em alguns dias.

Apesar de serem tão letais, um dragão não morre caso se morda, pois seu sistema imunológico possui anticorpos que neutralizam as bactérias que habitam sua boca.

O dragão sendo um mito ou uma realidade distante no passado de característica idêntica a espécie exitente em nossos dias, possui uma representanção a Satanás no sentido espiritual. Esse é real... esse pode até ser propagado que trata-se de uma lenda ou mito pregado pela igreja cristã, mas continua vivo e pronto a destruir todos aqueles que não se colocarem ao lado de Jesus.

"E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo" - Apocalipse 12:17.


Um abraço,
Sidney

Veja o mesmo tema nas linguas correspondentes:
Dragons - Myth To Reality
Drachen - Mythos Zur Realität
Dragones - Mito a La Realidad
Dragons - Mito alla Realtà
Dragons - mythe à la réalité
龍- 神話到現實
ドラゴンズ-現実に神話
Драконы - мифа к реальности

5 comentários:

  1. Muito bom essa explicação sobre os dragões.

    Carlos Alberto do Maranhão

    ResponderExcluir
  2. O dragão sendo um mito ou uma realidade distante no passado de característica idêntica a espécie exitente em nossos dias, possui uma representanção a Satanás no sentido espiritual. Esse é real... esse pode até ser propagado que trata-se de uma lenda ou mito pregado pela igreja cristã, mas continua vivo e pronto a destruir todos aqueles que não se colocarem ao lado de Jesus.



    balela....pura idiotice

    ResponderExcluir
  3. Anônimo... só postei o seu comentário para mostrar que podemos ter visões diferentes sobre o mesmo assunto.
    Respeito vossa posição, e estarei orando para que você possa enxergar contrário da forma que hoje pensa.
    Uma abraço,

    ResponderExcluir
  4. O tiamat la emcima, a segunda foto, virou uma tatuagem minha, fiz ele pegando as costas inteira, estou na metade do processo, mas já terminei a cabeça preta, azul e a vermelha esta na metade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulinho... embora haja mundialmente esse fascínio pelos dragões, é bom deixar claro que a maior preocupação é a quem ele representa. Não estou falando de Satanás necessariamente, mas de forma especial TIAMAT que trata-se de uma figura da divindade mesopotâmica que nada têm a ver com o Cristianismo, ok? Um abraço.

      Excluir