A Morte
Se há um assunto que não têm como gerar comentário e polêmica é quanto a Morte.
Desde a antiguidade a humanidade vem discutindo esse evento inevitável na vida do ser humano e chegam as mais estranhas conclusões sobre esse episódio.
Poderíamos falar do relacionamento ou crença das antigas civilizações com a morte, entretanto, será abordado um fato ocorrido próximo ao nosso século, mas precisamente no périodo de descobrimento da máquina fotográfica. Nessa época, por mais estranho que isso possa parecer, era um costume natural fotografar as pessoas que faleceram.
Tais álbuns dos mortos eram uma espécie de negação (repudio) da morte, sendo que ao mesmo tempo tornava-se uma forma de guardar pela família uma recordação dos entes queridos. Por isso, as poses sempre lembram momentos naturais em casa com o convívio com a família.
Além disso, fotos nesta época eram um grande luxo, pois a fotografia em si era algo bem caro, disponível apenas para um grupo seleto da sociedade da época e funcionava como última homenagem aos falecidos, além de um túmulo em mármore e com bonitas ou sinistras figuras de anjos em bronze fundido.
Dada a circunstância de fotografar a pessoa ainda fresca, eram criados verdadeiros cenários elaborados com composições muitas vezes complexas de estúdio para fazer os álbuns dos mortos. Já pensou.... mas era real o fato de abrir empresas especializadas em fotografar os mortos como se esses ainda estivessem vivos.
Em outros casos, era necessário inventar situações complicadas para a foto ficar natural. isso envolvia colocar calços sob cadeiras e inclinar a maquina para que a cena se ajustasse a posição fixa do cadáver. Como a maioria dos óbitos eram em virtude de doenças parecia fácil fazer as maquiagens necessária para fingir está dormindo ou meditando. Mas nos casos de acidentes (que eram raros), havia a necessidade de complementos para dar a aparência de um corpo saudável que não fora lesado fisicamente.
A grande maioria é de pessoas deitadas na cama, como este arrepiante olhar pela janela da foto acima. Mas existem fotos bem estranhas, onde a posição dos cadáveres ficavam assustadoramente naturais. Essas eram obtidas com suportes de madeira ocultos sob as roupas.
|
Adivinha quem está morto na foto.... é claro que hoje não existe mais ninguém... mas trata-se da menina no centro e em pé. |
Para essas fotos o importante era fazer parecer que as pessoas estavam dormindo. Com isso, era comum fotos de grupos de mortos e também de pessoas vivas sentados fazendo poses com cadáveres. Grande parte das Fotos de bebês eram coloridas artificialmente para dar um tom de vida ao cadáver infante.
Esses álbuns de fotos volta e meia acabam indo a leilão e ávidos colecionadores de bizarrices compram por uma nota preta estes álbuns de fotos para completarem suas coleções.
The Walking Dead
Você já pensou um dia após acordar saber que todas as pessoas do planeta haviam morrido?. Pois bem, "
Os Mortos-Vivos",
em Portugal, ou "The Walking Dead" para outros país trata-se de uma história que conta esse pesadelo.
Criada e escrita por Robert Kirkman e o desenhista Tony Moore, substituído por Charlie Adlard a partir da edição número 7, mas que continuou a desenhar as capas até a edição número 24. A série narra a história de um grupo de pessoas tentando sobreviver em um mundo atingido por um
apocalipse zumbi. No Brasil a série é publicada em forma de encadernados pela HQM Editora.
A série não teve grandes vendas durante seu lançamento, mas ganhou grande popularidade com o tempo. Em 2006, a primeira tiragem da trigésima terceira edição da série esgotou em apenas 24 horas. Em 2010 a série ganhou o prêmio Eisner Award de Melhor série contínua, anunciado na San Diego Comic-Con.
A história de The Walking Dead é centrada em Rick Grimes, um oficial de polícia da pequena cidade de Cynthiana, no estado do Kentucky. Também acompanha a trajetória de sua família e uma série de outros sobreviventes que se uniram para manterem-se vivos depois que o mundo foi infestado por zumbis. Com o progresso da série, as personagens tornam-se mais desenvolvidas e suas personalidades são demonstradas sob a tensão de um apocalipse zumbi, especialmente a de Rick.
No início da série, Rick e seu parceiro Shane participam de um tiroteio e Rick é baleado, entrando em coma. Ao acordar em um hospital, ele descobre que os mortos-vivos infestam o edifício e cidade inteira está destruída e deserta.
Bem, não completamente deserta afinal... Rick retorna para casa e vê que sua família não está lá, ao vagar pela rua encontra Morgan e Dwayne Jones, que lhe explicam tudo o que está acontecendo no mundo desde que que ele entrou em coma. Ao saber de Morgan que em Atlanta foi montada uma base militar de refugiados e decide partir para lá, na esperança de encontrar sua esposa Lori e seu filho Carl.
Ao partir para lá ele então descobre que a base militar não mais existe e que Atlanta está repleta de zumbis. Enquanto é perseguido pelos "zumbis" alguem o puxa para um beco, então descobre-se ser um rapaz chamado Glenn, um entregador de pizzas, que faz parte de um bando de sobreviventes. Com sua ajuda, Rick consegue escapar da cidade, saltando sobre os prédios.
Seguindo Glenn, Rick descobre que o grupo de sobrevivente do qual Glen faz parte também é integrado por sua esposa Lori e seu filho Carl, que estão bem. Seu ex-parceiro Shane também sobreviveu e está lá, mas este último não fica nada feliz ao ver que Rick está vivo e bem, uma vez que ele havia começado a relacionar-se com a esposa de Rick, Lori e já tratava Carl como se fosse seu próprio filho. Rick também conhece outros sobreviventes do grupo, que fica feliz em agora contar com um policial e bom atirador para juntar-se a eles. O grupo procura por um lugar para chamar de lar, estabelecendo-se em vários acampamentos temporários - incluindo uma prisão - que chama a atenção de um homem louco que se autodenomina "O Governador".
Ele "O Governador" administra a sua pequena comunidade de sobreviventes chamada Woodbury como um ditador, e tortura Rick e outros membros de seu grupo, o que culmina em um grande ataque contra a prisão. Vários dos principais personagens morrem na batalha, incluindo o próprio Governador. Após a prisão deixar de ser um lugar seguro devido ao ataque, Rick e os membros sobreviventes seguem para Washington em uma tentativa de achar a cura para a infecção. Porém acabam encontrando humanos canibais no caminho, e também uma cidadezinha fechada e segura - mas que esconde um grande segredo.
Mediante esse sucesso tanto nos quadrinhos, série e games (o jogo está sendo desenvolvido para PC, Xbox e PS3) o tema sobre a morte é levantado e questionado. Por isso, iremos ver o que é a morte e qual é o estado dos mortos.
Experiência real
Enquanto caminhava por um cemitério, um rapaz se deteve para ler uma inscrição sobre a lápide de uma sepultura. Ficou intrigado ao ler o epitáfio seguinte: "Detém-te, amigo, ao por aqui passares: Qual és agora eu fui também um dia; Serás em pouco o mesmo que ora sou. Prepara-te pra vir fazer-me companhia." O rapaz ficou ali, pensativo. Então, tomando um lápis, rabiscou na lápide o seguinte: "Fazer-te companhia não me agrada, Enquanto não souber tua morada."
Toda pessoa deve interessar-se no que lhe há de acontecer por ocasião da morte. Deve saber justamente para onde vai quando o último suspiro abandonar seu corpo, pois todo vivente defronta o mistério da morte, mais cedo ou mais tarde.
A Bíblia descreve a morte como um inimigo da humanidade. Deus nos conta que o último dos nossos inimigos a ser derrotado é a morte. A Bíblia ensina que a morte entrou no mundo por causa da desobediência de Adão e Eva. Em Romanos 5:12 escreve S. Paulo: "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram." Deus tomara providências para que o homem comesse da árvore da vida e vivesse para sempre. Quando o homem desobedeceu a Deus, foi privado deste privilégio. Gênesis 3:22 e 23.
Desde que houve a primeira morte, Satanás tem trabalhado àrduamente para confundir o espírito humano, a fim de que não compreendesse o plano da salvação e sua relação com a morte. A Bíblia ensina de modo simples o que Deus deseja que saibamos acerca da morte e seu remédio. Compreendendo o plano de Deus em relação à morte e à ressurreição, o aguilhão da morte será removido.
Ponha de parte todas as teorias preconcebidas e deixe que Deus através de Seu Livro esclareça acerca da morte.
Em Jó 30:23 a Bíblia apresenta aonde vão todos, por ocasião da morte "a morte é a casa destinada a todos os viventes...", ou seja, é certo que um dia todos iremos morrer. Pois a morte é a consequência do Pecado, e todos somos pecadores.
Ao criar o ser humano, o livro de Gênesis 2:7 descreve quais foram os dois elementos utilizados por Deus para fazer do homem uma alma vivente "... pó da terra... fôlego da vida...". A terminologia empregada "alma vivente" não se trata de um terceiro elementos essencial na formação da raça humana, mas sim, um resultado da fusão dois elementos acima citados e utilziados por Deus.
Por isso, em Gênesis 3:19 descreve o que acontece ao corpo do homem por ocasião da morte "...tornes a terra, pois dela fostes formado, porque tu és pó, e ao pó tornarás"; e em Eclesiastes 12:7 completa dizendo "e o pó volte a terra como era, e o espírito volte a Deus que o deu".
Essa centelha de vida é chamada espírito, ou fôlego de vida. Estes termos são sinônimos e denotam somente o elemento de vida, não a consciência nem a inteligência. Ver as passagens seguintes: Jó 27:3; Gênesis 2:7.
Então, biblicamente falando, quando uma pessoa morre, o corpo volta ao pó (daonde fora formado) e o espírito ou "fôlego de vida" retorna a Deus que o deu, desta forma o homem deixa de existir, e o livro de Salmos 146:3 e 4 esclarece "...sai-lhes o espírito e eles tornam ao pó, nesse mesmo dia perecem todos os seus designos". Deixa de ter planos ou qualquer tipo de sentimento "por que os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa alguma. Nem tão pouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram. Para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol" - Eclesiastes 9:5 e 6.
Não há pensamentos, desejos, sonhos ou qualquer tipo de ação, pois simplesmente o ser humano deixa de existir por completo. Seus dois elementos que outrora fluia sobre o corpo o tornando uma "alma vivente" se separa e voltando para suas origens.
A Bíblia é clara quanto a inviabilidade dos mortos louvarem a Deus
"os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem a região do silêncio" - Salmo 115:17 e "pois na morte não há recordação de ti, no sepulcro, quem te dará louvor?" - Salmo 6:5.
Embora a morte seja tão cruel ao ser humano, em decorrência ao seu próprio pecado, Jesus lhe chama de "...sonho" - S. João 11:11-14. Pois, há uma promessa Divina quanto a ressurreição, por isso, o homem não ficará morto para sempre (àqueles que aceitarem a Jesus como seu Salvador). Em I Coríntios 15:16-18 deixa bem claro o que aconteceria a todos os mortos se não houvesse ressurreição "...".
Se a ressurreição de Cristo fora real, e assim acreditamos, em I Coríntios 15:22 e 23 escreve quando podemos esperar a ressurreição de nossos mortos "...".
Quantos serão ressuscitados por Deus?
"..." - S. João 5:28 e 29
Que, diz S. Paulo, há de acontecer aos justos mortos, quando Jesus vier segunda vez?
"..." - I Tessalonicenses 4:16 e 17
Como serão transformados todos os justos por ocasião da vinda de Cristo?
"..." - I Coríntios 15:51-54
Como será transformado o corpo dos remidos?
"..." - Filipenses 3:20 e 21
Que devemos ter para alcançar a imortalidade?
"..." - I S. João 5:12
Unicamente por meio de Cristo temos a esperança de uma vida futura. Se Deus não tivesse estado disposto a dar Seu Filho para morrer em nosso lugar, a morte teria sido o termo final da existência do homem. Visto, porém, como Cristo veio, viveu uma vida de obediência perfeita, morreu em nosso lugar e ressurgiu, agora temos a esperança de uma vida futura; vida gloriosa da qual estarão para sempre banidos o pecado a doença, a tristeza e a morte.
O plano divino para os que morrem antes da vinda do Senhor acha-se bem ilustrado no caso de Lázaro. Jesus disse aos discípulos que Lázaro dormia e então explicou que falava da morte de Seu amigo como um sono. Quando Cristo disse a Marta que Lázaro ressurgiria, disse Marta: "Eu sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia." S. João 11:24. Ela ouvira os ensinos de Cristo. Aguardava a ressurreição final. Cristo então mostrou o que acontecerá quando Ele vier pela segunda vez.
Pondo-se à entrada do túmulo aberto, Jesus chamou: "Lázaro, vem para fora." A Bíblia diz que Lázaro obedeceu à voz do Doador de vida e saiu, ainda envolto na mortalha. Cristo provou que alcançara a vitória sobre a morte mediante Sua ressurreição. Sua morte pagou o preço de nossos pecados.
Mil Anos de Paz
Não é preciso muito tempo para que a pessoa que raciocine perceba, ao observar o que se passa ao seu redor, que o diabo nunca esteve mais ativo do que agora. Nunca foram tão desenfreados o crime e o pecado.
Virá, porém, um tempo em que o diabo experimentará uma merecida paralização de suas atividades. Ficará impossibilitado de tentar, atormentar ou destruir qualquer dos filhos de Deus. Esse período de mil anos é chamado "milênio". Este termo não se encontra na Bíblia, mas seu equivalente, "mil anos," encontra-se seis vezes no capítulo 20 de Apocalipse.
Em Apocalipse 1:3 é prometida uma bênção especial aos que estudam o livro do Apocalipse. As exatas palavras são estas: "Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está proximo."
Não só repousará sobre o estudioso deste livro a bênção especial de Deus, mas ele receberá ainda a bênção de, mediante o estudo dessas profecias, conhecer o futuro. Terá nova fé e confiança para enfrentar esse futuro. Antes de responder as perguntas abaixo, leia na íntegra o capítulo 20 de Apocalipse.
Em que duas ressurreições disse Cristo que os mortos ressuscitariam?
"..." - S. João 5:28 e 29
Quando ressurgirão os mortos justos?
"..." - I Tessalonicenses 4:16 e 17
Como chama a Bíblia a essa ressurreição?
"..." - Apocalipse 20:6
Que acontecerá aos justos que estiverem vivos quando Cristo vier, no princípio do milênio?
"..." - I Tessalonicenses 4:17
Que diz a Bíblia, que indica que os justos mortos hão de ser ressuscitados no princípio do milênio?
"..." - Apocalipse 20:4 e 6.
Que efeito terá a vinda de Cristo sobre os ímpios que estiverem vivos?
"..." - Jeremias 25:31-33
NOTA: Estes serão mortos pelo fulgor de Sua vinda. O homem pecador não resiste ficar perante um Deus sem pecado. II Tessalonicenses 2:7 e 8
Como indica a Bíblia que a segunda vinda de Cristo não terá nenhum efeito sobre os ímpios mortos, naquela ocasião?
"..." - Apocalipse 20:5
Visto como Satanás estará preso, que será ele incapaz de fazer durante o milênio?
"..." - Apocalipse 20:3
NOTA: Satanás estará preso pelas circunstâncias: Não terá ninguém para tentar ou destruir. Os santos estarão com Cristo, na Nova Jerusalém; os ímpios que estavam vivos, morreram pelo esplendor da vinda de Cristo; e os ímpios mortos só ressuscitarão no final do milênio. O diabo e seus anjos preversos terão que esperar até ao final dos mil anos.
Onde estarão os santos, durante o milênio?
"..." - Apocalipse 20: 4 e 6
Quantas pessoas haverá na Terra durante o milênio, depois da vinda de Cristo?
"..." - Jeremias 4:23-27
Quando Cristo voltar, com os santos, ao final do milênio, que acontecerá ao Monte das Oliveiras?
"..." - Zacarias 14:4 e 5.
Que descerá do Ceu, para preencher esse grande vale aberto por Cristo?
"..." - Apocalipse 21:2.
Quando, diz a Bíblia, hão de voltar a viver os ímpios que estão mortos?
"..." - Apocalipse 20:5.
Quando Satanás for solto, por causa da ressurreição dos ímpios, que fará ele, mostrando que não mudou?
"..." - Apocalipse 20:7 e 8.
Qual será o resultado da tentativa de Satanás, de tomar a cidade de Deus?
"..." - Apocalipse 20:9, 14 e 15.
NOTA: Diz S. Pedro que a Terra se fundirá com um calor ardente. Deus usa o fogo para erradicar da Terra o pecado. II S. Pedro 3:10
Depois de passado o fogo purificador e depois de eliminado do mundo todo o pecado, que dará Deus ao homem?
"..." - II S. Pedro 3:13.
Acontecimentos do princípio do milênio
I Tessalonicenses 4:16 e 17 - Cristo volta; os justos ressurgidos, são arrebatados nas nuvens para ir ao encontro do Senhor.
I Coríntios 15:51 e 52 - Transformação dos justos vivos.
II Tessalonicenses 2:7 e 8 - Morte dos ímpios vivos.
Apocalipse 20:2 - Satanás preso por 1000 anos.
Acontecimentos durante o milênio
Apocalipse 20:4; I Corintios 6:2 e 3 - Os santos reinam com Cristo e julgam os mortos.
Jeremias 4:23-27 - Desolação da Terra.
Acontecimentos do final do milênio
Zacarias 14:4 e 5 - Cristo desce sobre o Monte das Oliveiras.
Apocalipse 21:2 - Descem a Nova Jerusalém e os santos.
Apocalipse 20:7 e 8 - Satanás solto, quando ressurgem os ímpios.
Apocalipse 20:9 e 15 - Os ímpios são destruídos pelo fogo.
Sidney
Veja nos seguintes idiomas:
The Walking Dead: Fiktion oder Zukunft Realität?
The Walking Dead: Fiction or future reality?
The Walking Dead: 小說或將來的現實?
The Walking Dead: Ficción o realidad futura?
The Walking Dead: Fiction ou réalité future?
The Walking Dead: Fiksi atau realitas masa depan?
The Walking Dead: Fiction o realtà futura?
The Walking Dead: フィクションや将来の現実?
The Walking Dead: Фантастика или реальность будущего?
The Walking Dead: Фантастика чи реальність майбутнього?