quarta-feira, 4 de maio de 2011

Desbravando os vulcões no Planeta Marte


Baseado na mitologia romana, a palavra “vulcão” deriva do nome do deus do fogo Vulcano. Trata-se de uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes (como cinzas) escapam para a superfície terrestre. Eles ejectam altas quantidades de poeira, gases e aerossóis na atmosfera, podendo causar resfriamento climático temporário. São frequentemente considerados causadores de poluição natural. E tipicamente, os vulcões apresentam formato cónico e montanhoso.

Na Terra, os vulcões tendem formar-se junto das margens das placas tectónicas. No entanto, existem excepções quando os vulcões ocorrem em zonas chamadas de hot spots (pontos quentes). Por outro lado, os arredores de vulcões, formados de lava arrefecida, tendem a ser compostos de solos bastante férteis para a agricultura.

Vulcão Mauna Loa, Hawai

O Monte Olimpo, também conhecido por seu nome em latim, Olympus Mons, é um vulcão extinto do planeta Marte, sendo o maior vulcão do Sistema Solar. Ele ergue-se a 27 km acima do nível médio da superfície marciana, sendo quase quatro vezes mais alto que o Vulcão Mauna Loa, do Hawaí (que é o maior vulcão do nosso planeta com 9 Km de altura e 120 Km de diâmetro). Sua base estende-se por quase 600 quilômetros e sua caldeira tem dimensões de 85 km por 60 km. Ele foi descoberto pela sonda espacial Mariner 9 da NASA em 1971, embora já fosse do conhecimento de astrônomos desde o século XIX. Tem um declive suave, o que faz sua base ser vinte vezes maior que a altura.


Imagens da sonda Mars Express mostram (abaixo) os vulcões CERAUNIUS THOLUS e URANIUS THOLUS também de Mart. Os vulvões estão na região de Tharsis e medem 5,5 Km (Ceraunius) e 4,5 Km (Uranius). Seus diâmetros são de 130 e 62 Km, respectivamente.



Nosso sonho é colocar a bandeira do Clube de Desbravadores no topo do Vulcão Monte Olimpo e mostrar que as aventuras diante do Universo está apenas começando. A Volta de Jesus será o início de nossa jornada e aventuras para todo o Universo.

Está você preparado para essa aventura?

Um abraço,
Sidney

Outros títulos para pesquisa:
Exploring the volcanoes on the Planet Mars
L'exploration des volcans de la planète Mars
Exploring the Vulkane auf dem Mars
Esplorando i vulcani sul pianeta Marte
Exploración de los volcanes en el planeta Marte
Изучение вулканов на планете Марс
探索火星上的火山

Nenhum comentário:

Postar um comentário