segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Curiosidade da natureza: Tubarão-elefante é o segundo maior peixe do mundo

Um exemplar do animal já foi encontrado pesando 19 toneladas.

O tubarão-elefante é o segundo maior peixe do mundo. Ele pode atingir 10 metros de comprimento. Apesar deste tamanho assustador, ele não apresenta ameaça para os seres humanos e pode até ser domado por eles.

A alimentação do tubarão-elefante consiste basicamente em ovos de peixes, filhotes de peixes e plânctons. O interessante deste peixe é que ele consegue armazenar comida em seu estômago, portanto não precisa procurar alimento incessantemente.


O Tubarão-elefante atinge a maturidade entre 2 e 4 anos de idade. O macho e a fêmea se acasalam no verão perto das praias no norte da Europa. A gestação para o nascimento de 1 ou 2 filhotes pode demorar até 3 anos. Pesando em média 5 toneladas, porém um exemplar já foi encontrado no Canadá com até 19 toneladas.

Mas o maior de todos os peixes é o Tubarão-baleia (Rhincodon typus)
Ordem: Orectolobiformes

O maior de todos os tubarões e o maior peixe vivo conhecido, o tubarão-baleia constitui um dos mais comoventes espetáculos do oceano. O seu tamanho colossal e a grande boca o tornam facilmente reconhecível, podendo ser visto perto da superfície em muitas águas tropicais ou subtropicais do mundo inteiro.

Os tubarões-baleia alimentam-se principalmente de plâncton, embora também comam regularmente cardumes de pequenos peixes e lulas. Ao contrário dos tubarões-frade, que simplesmente filtram enormes quantidades de água enquanto nadam, os tubarões-baleia sugam ativamente as suas presas antes de filtrá-las com eficácia. Já foram observados alimentando-se em grupos em lugares com grande concentração de determinados tipos de alimento.

Aparecem regularmente nos mesmos locais e em determinadas épocas do ano, provavelmente para aproveitar certos acontecimentos, como a desova dos corais e o florescimento regular de plâncton. Por esta razão, tornaram-se o centro de uma grande indústria de ecoturismo em algumas partes do mundo, principalmente na costa ocidental da Austrália, onde os mergulhadores fazem fila para ter a oportunidade de nadar junto com estas dóceis criaturas.

Os tubarões-baleia estão protegidos por lei em alguns países, mas são caçados em outros, principalmente em Taiwan e Filipinas. Mais de 100 tubarões são mortos anualmente somente em Taiwan, o que causa sérias preocupações quanto ao futuro de um peixe que cresce lentamente e que demora para atingir a maturidade.

Tamanho máximo: Incerto, mas provavelmente até os 20 m / mais de 12.000 kg.
Distribuição: Todos os mares temperados quentes e tropicais, exceto o Mediterrâneo. É possível que seja um animal altamente migratório.
Dieta: Zooplâncton, pequenos peixes, lulas.
Reprodução: Vivíparo. Número de crias variado; um exemplar em Taiwan continha mais de 300 fetos, o maior número encontrado em um tubarão.

Dia 09 de Fevereiro de 2012 uma cidade costeira do Paquistão teve um tubarão-baleia como a sua principal atracção. O arrojo partiu de um pescador que terá pago cerca 1600 euros para comprar um espécime que foi encontrado morto no Mar Arábico. Com o gigante animal já na sua posse, optou por cobrar 20 cêntimos a cada pessoa que o quisesse ver e tocar.


O porto de Karachi, cidade paquistanesa, foi esta tarde invadido por centenas de pessoas. Em comum tinham a curiosidade de ver um tubarão-baleia de quase 20 metros de comprimento que Qasim Khan trouxe para terra.


Um abraço,
Diretoria

Veja também nas seguintes linguas:
уродец
freak of nature
laune der natur
fenómeno de la naturaleza
caprice de la nature
scherzo della natura

Nenhum comentário:

Postar um comentário